Ibovespa dá sinais de retomada







Semana passada, o Ibovespa tinha todas as evidências para perder o suporte nos 56.000 pontos e seguir em forte realização rumo aos 55 mil pontos, quiçá os 54.400 pontos. Tais evidências foram ficando mais fraca, uma vez que o índice foi ganhando espaço para recuperação.

Apesar de estar num canal de baixa que vem desde o último topo nos 62 mil pontos, o Ibovespa começa apontar recuperação mostrando sais de fundo tanto pelo gráfico semanal como o diário, e o desafio da semana é o gráfico de 60 minutos retomar a confiança na compra, para que possamos voltar acreditar nos 60.000 pontos para depois os 62.000/63.000 pontos:

ibov-diario-1


Olhei todos os papéis do índice e é impressionante a quantidade de martelos (padrão de fundo dado por candlesticks) nos gráfico semanais. Além disso, muitos deles marcaram mínimas em suportes nas MME200 (média móvel exponencial) ou nas retrações de importante de fibonacci.

Do ponto de vista técnico, estamos no primeiro ponto de compra (semanal) desde o momento que o Ibovespa marcou topo na LTB (linha de tendência de baixa). Outra informação importante é que este sinal de fundo está sendo dado exatamente em cima do divisor de águas e região de bipolaridade (antiga resistência, agora suporte) nos 56.800, veja no gráfico abaixo:

ibov-semanal3

Desafio da semana


Nossa atenção está voltada para o gráfico intraday de 60 minutos do Ibovespa, que ainda apresenta um nítido canal de baixa. No curtinho, há evidências de alguma força na compra na ultrapassagem dos 57.400 pontos. Todavia, a grande solução será rompimento da linha de tendência de baixa (LTB) e, claro, a formação de novos “zigue zagues” ascendentes rumo aos 60 mil pontos, inicialmente.
Ibov60min
Já o gráfico diário também aponta sinais de fundo dado por candles, mas as dificuldades são maiores uma vez que há zonas de enroscos pelo caminho provocado pelas médias exponenciais de 15 e 20 períodos, além das resistências até os 60.000 pontos.


Conclusão


Não acredito que será uma semana fácil, porém as evidências de fundo dado pelos gráficos semanais apontam no mínimo um forte suporte nos 56 mil pontos para dar sustentação no mercado. A confirmação se dará se somente se, o Ibovespa fechar acima dos 57.800 pontos na semana. Enquanto isso, com a volatilidade no intraday ainda elevada, o Ibovespa pode bater muita cabeça pelos 60 minutos, conforme colocado acima.
Outra questão importante é a relação de risco x retornos das operações de compra voltaram a ficar favoráveis, uma vez que os fortes sinais de fundo dado por candle ou figuras gráficas se formaram em cima de regiões de forte suporte ou retrações importantes. Será uma semana bem decisiva do ponto de vista técnico, mas continuo apontando um viés favorável para compra em função da forte tendência de alta dada pelo gráfico semanal. Veremos.
Abs e uma ótima semana a todos.


Raphael Figueredo



Deixe o seu comentário: