Ibovespa confirma fundo e segue na sua tendência de alta







Será que o importante suporte nos 55 mil pontos vai sustentar o Mercado?



E como a gente queria que esse fundo fosse confirmado, heim?! O forte suporte e divisor de águas nos 55.200/55.000, conforme colocado, foi confirmado e o mercado vai dando sinais de que os compradores estão dispostos a pagar mais e, portanto, teremos um novo teste no topo anterior pelos 58 mil pontos.

A “desconfortável simetria” entre IBOV, DI JAN 17 e dólar não se confirmaram e o Brasil passou a ser o lugar predileto para especulações se compararmos com seus pares. A grande realidade é que o Ibovespa opera de lado há onze pregões consecutivos. De um lado da banda (inferior) um suporte bastante forte (antiga resistência), que até agora vai ditando o ritmo do mercado no curto prazo. Do outro lado, uma resistência praticamente rompida nos 57 mil pontos, que engaja o mercado, isto é, apetece para tomada de risco e continuação da tendência de alta não só para buscar o topo anterior nos 58 mil pontos, mas também o objetivo final desta pernada nos 63 mil pontos. Apesar dos longos pregões de lado e da ameaça da perda dos 55 mil pontos, o Ibovespa mantém seus indicadores técnicos favoráveis à compra e o saldo de volume ainda é capaz de confirmar a tendência de acordo com o gráfico abaixo.
ibov diario
Gráfico diário do Ibovespa


O gráfico semanal também vai dando seu recado. Temos um nítido padrão de fundo dado por candles exatamente em cima do suporte nos 55 mil, onde coincide com uma MME200 (média móvel exponencial de 200 períodos) que passa pelo mesmo local. As coincidências não param por ai, pois a mesma região registra retrações importantes tanto de 32,8% como 61,8% de fibonacci. Tudo mencionado detalhadamente há duas semanas.

ibov semanal
Gráfico semanal do Ibovespa


Semana importante para o SP500


O SP500, mesmo com as tensões geopolíticas, continua apontando para o norte. O intraday tem sido bem volátil, porém o movimento de tendência mais forte ditado pelo gráfico diário continua imperando. O índice SP500 confirmou fundo conforme prevíamos, mas a resistência e o forte divisor de águas nos 1.955 vão cumprindo seu papel direitinho criando algumas dificuldades para a evolução da tendência de alta. É preciso que esta resistência seja rompida ainda esta semana para que o índice venha buscar os 1.991 (topo histórico), onde deverá dar continuidade na sua tendência de alta. Caso contrário, a perda dos 1.941 poderá sinalizar falha na tentativa de buscar o topo anterior ameaçando o canal de alta e, talvez, toda simetria vista nos últimos 15 meses.

SP500 Diario
Gráfico diário SP500


Tal importante se dá pelo fato de ter deixado um candle de indefinição, um spinning top, exatamente em cima da resistência tornando fundamental o rompimento dos 1.955/1.964 para afastar qualquer perigo de falha, já que no meio desta bela configuração de alta existente a pouco mais de 15 meses, tudo que não queremos ver é um topo e fundo descendente – portanto atenção!

A simetria do bem: Ibovespa confirma fundo e segue na sua tendência de alta



O que antes chamei de desconfortável simetria, hoje chamo de simetria do bem, afinal, acreditando na tendência de alta do Ibovespa, quem não quer ver os juros e dólar na direção oposta do mercado? Os padrões de topo no DI JAN 17 e no dólar se confirmaram. Não dá para buscar tamanha empolgação, uma vez que essa confirmação vem apenas do gráfico diário. Por isso, mesmo que o Ibovespa se mantenha em alta e o DI JAN 17/dólar em queda é fundamental que eles rompam seus topo e fundos anteriores, respectivamente.

10yearyield
Yield 10 anos, EEM, SP500 - Comparativo


Os sinais positivos também sã o mostrados quando comparamos a inclinação de alta do Ibovespa com seus pares emergentes. Brasil e China lideram o potencial altista, pois independente de sabermos qual será o futuro temos a certeza de que hoje ambos os países são os prediletos para tomada de risco e especulação, basta ver a força relativa de cada um versus SP500 ou EEM (Emergentes).

eem
MSCI Emergin


Conclusão


Muito claramente sabemos que há mais movimentos especulativos em cima do Ibovespa do que fundamentos. Todos nós sabemos da dificuldade da economia brasileira e seus gargalos para o crescimento, porém o mercado e o fluxo são inteligentes. Certo de que neste preço está embutindo uma variável que não se pode “precificar” – a expectativa. A beleza do mercado está ai. Ibovespa sobe mais de 10% em 2014, quando todos os fundamentos apontam que deveria ser o oposto. Tal beleza e divergência só podem ser acompanhadas no gráfico, que é a principal ferramenta e espelho para os que conduzem o Índice Bovespa. Seja para onde ele for o importante, no gráfico, é mesmo seguir a tendência e nada mais. Viva a tendência de alta! Abraços a todos e ótima semana.

Raphael Figueredo





Deixe o seu comentário: