O Índice Bovespa vai realizar?







Será que tem muita gente “torcendo” para um possível topo neste mercado?


O Índice Bovespa começa a mostrar evidências de que uma realização mais profunda está próxima. Seria esta a oportunidade para começar a vender descoberto ou procurar fundo para novas compras? Conforme falado nos artigos anteriores, a dificuldade do Ibovespa chegar à zona dos 63.000 (objetivo de curto prazo) é bem grande e o principal motivo é a dificuldade que o investidor tem de iniciar novas operações na compra dado que a relação de risco versus retorno não está mais tão interessante como antes.


Na sexta feira retrasada, o Ibovespa deu seu primeiro, e talvez o mais importante sinal de topo.


Foi armado um padrão de topo clássico dado por candles chamado de shooting star ou estrela cadente. É um padrão que tem a capacidade de mostrar um quadro de reversão de tendência no curto prazo se houver, obrigatoriamente, uma confirmação. Tal confirmação aconteceu no pregão do dia 04 quando o Ibovespa não só perdeu o suporte nos 61.140 pontos, como também acabou comprometendo a tendência de alta no gráfico intraday de 60min.

ibov diario
Gráfico diário do Ibovespa


Outra evidência importante é que a máxima do shooting star (ou estrela cadente) foi muito próxima da região de retração de fibonacci nos 61,8%, o ponto mais importante de enrosco antes do teste no objetivo nos 63.000/63.400 pontos. As coincidências não param por ai, pois basta olharmos a LTB (linha de tendência de baixa) iniciada em novembro de 2010 que vai também apontando uma forte resistência conforme aponta o gráfico abaixo.

Até onde o Ibovespa pode cair?


Temos sustentação importante nos 60.000 pontos e este será o primeiro desafio para processo de realização, porém há outros pontos de referência para que depois dos 60 mil como os 59.800/58.300, e os 58 mil pontos. Este último é o mais relevante de todos, pois é uma zona por onde passa a LTA (linha de tendência de alta) iniciada em março deste ano que nos mostra toda a inclinação de alta vista até o momento.

ibov semanal1
Gráfico semanal do Ibovespa


Neste momento, baseado nas retrações de fibonacci, o forte suporte nos 58 mil pontos é a principal referência e, sobretudo, o ponto que deverá dar toda sustentação do belíssimo canal de alta visto até agora. Em outras palavras, enquanto o índice permanecer acima deste forte suporte, a tendência deverá continuar declaradamente de alta e a força compradora também continuará atuante, embora de forma um pouco mais fraca.

Conclusão


Não acho que devemos ficar pessimistas com o mercado, pelo contrário. Gostaria de lembrá-los que estamos na melhor inclinação de compra dos últimos quatro anos de mercado. Talvez por este motivo, fica até difícil imaginar se o próprio mercado deverá realizar tudo isso para apontar novas possibilidades de compra. Como já vimos anteriormente, muitos papéis já explodiram na compra e acabaram não dando mais oportunidade para novas entradas, justamente por não ter apresentado um processo de realização.

Ainda espero que tão logo os 63.000/63.400 venham ser alcançados para que possamos fazer novas projeções, porém o mercado está com mais dificuldades de ir para este objetivo do que cair em virtude do enfraquecimento dos indicadores técnicos e volume na última semana, fora os padrões de topo apontado pelos candles. Por isso, fica meu recado para que possamos remanejar os riscos das operações em andamento e estar faminto por novas compras à medida que o mercado comece a realizar mais profundamente. Vamos para procura do sinal de fundo e uma vez encontrado, vamos lotar o carrinho novamente. Simples assim.

Abs a todos e ótima semana!

Raphael Figueredo




Deixe o seu comentário: