Por que o Ibovespa vai andar?






Duas semanas se passaram e o mercado ainda encontra dificuldades para buscar uma direção no curto prazo. A falta de sintonia entre os principais tempos gráficos, diário e semanal, não ajudam a formação mais clara sobre a tendência. É um fato que estamos sobre uma região de suporte muito forte, porém não é o suficiente para determinar uma nova trajetória de alta até que tenhamos uma identificação clara quanto à volta do fluxo e formação ascendente.

O comportamento do Ibovespa da semana passada foi idêntico ao da semana anterior. Repare que até os candles tiveram o mesmo formato. O suporte nos 52.600/400 pontos consegue interromper o processo de queda, nem que seja por um curto espaço de tempo. Todavia, esta pausa pode ser alimento e a maior contribuição para que finalmente a tendência de baixa de curto prazo possa se estabelecer abrindo caminho para buscar os suportes mais fortes em 51.100/51.000 pontos.

pq1


Da mesma maneira que alguns possam acreditar que o forte suporte, e divisor de águas, possa ser perdido, há quem também acredite que ele seja forte o suficiente para retomada da tendência puxada inclusive pelo gráfico semanal. O grande gatilho técnico será o rompimento da resistência deixada nos 54.270 pontos. Tal ultrapassagem abre caminho para os 55.300, quiçá os 56.970 pontos podendo, claro, ter alguns enroscos pelo caminho. Com as bandas de bollinger já estreitas, o que vier será bom, pois está prometendo movimento.

pq2


No que se refere no título desde texto, não é só o fato de as bandas de bollinger estarem estreitas (sinal de volatilidade baixa pronta para se elevar), mas também das coincidências no suporte dos 52.600/400. Nele é por onde passa a média móvel exponencial de 200 períodos (MME200) no gráfico diário e onde temos uma região de bipolaridade – antes forte resistência (onde tudo começou) agora um forte suporte. Apesar da leve distancia com a LTA (linha de tendência de alta – cinza), veja que neste mesmo suporte é onde passa a retração de 50% de fibonacci de origem no fundo e final no topo deste ano de 2015.

Conclusão


Não sei. Que vai ser a semana que o Ibovespa vai andar isto é certo, pelos motivos citados acima. Entretanto, a direção ainda se torna uma incógnita. Depois de olhar todos os papeis da bolsa notei que tem uma série deles claramente em tendência de alta e outros claramente em baixa.
Teremos alguns indicadores importantes que vão determinar o fluxo para o mercado e o destaque está para a decisão do FED na quarta feira. Não que vá mexer nos juros agora, mas sim interpretar nas entrelinhas o comunicado após a divulgação da manutenção de juros - simples assim.
Mercado está pronto para andar. Volatilidade com fome de movimento e os “swings” vão sair do sono para agitação. Que comece a semana.
Grande abraço a todos!

Raphael Figueredo



Deixe o seu comentário: